A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a pagar indenização de R$ 20 mil por danos morais a um casal de fieis por ter coagido a doar seus bens em troça de bênçãos. A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) confirmou a decisão, na íntegra, da sentença da 2ª Vara Cível de Lajeado, que condenou a Igreja a também devolver os itens doados. A autora da ação afirmou que ela e seu companheiro passavam por problemas financeiros e por isso, procuraram a Igreja. Ao final de cada culto, os pastores recolhiam certa quantia de dinheiro, e afirmavam que, quanto mais dinheiro doasse, mais Jesus daria em troca.
A fiel teria doado várias coisas, como joias, eletrodoméstico, aparelho celular, impressora e vendeu até o veiculo que possuía para doar o montante. Como o problema financeiro não foi solucionado, o casal, enganado, pediu indenização por danos morais e materiais. Para a juíza Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti, a autora, ao procurar a Igreja, estava em situação de ‘‘vulnerabilidade emocional’’. A magistrada concluiu, depois de ouvir testemunhas, que as doações foram induzidas, para provar fé, e sob ameaça de não ser abençoada.
A Igreja recorreu ao TJ-RS e alegou que não constrange seus fieis a entregar dízimos ou doações, e que não há provas de que a mulher estivesse privada de discernimento durante o período em que frequentou os cultos. A Igreja afirmou que fiel fez a doação por vontade própria. O relator do recurso, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, destacou que o dízimo e a oferta, são atos de disposição voluntária, que podem ser considerados como doação, mas que o caráter de doação pode ser anulado quando a pessoa sofre coação, sob pena de sofrimento ou penalidades.
Bahia Notícias
Poxa vida.. gostaria tanto.. que esse blog fosse divulgado em todas as redes sociais para desmascarar esse Macedo de uma vez por todas...
ResponderExcluirMinha esposa frequenta esta igreja infame. Vive tentando me convencer a frequentá-la também. Contudo, ela pode ser considerada uma mulher de sorte, pois não para em emprego nenhum e nunca tem dinheiro para fazer as doações exigidas aos fieis, que beiram a extorsão.
ResponderExcluirEU TENHO TODOS OS DIAS E DOU MESMO E NÃO QUERO NADA EM TROCA
ResponderExcluirE NÃO FAÇO BARGANHA COM DEUS
ResponderExcluirDEUS SO QUER MINHA ALMA PURA POR ESSO EU LHE SIRVO INCONDICIONAL
ResponderExcluirA CESAR OQUE DE CESAR A DEUS O QUE DE DEUS EU ASSIN FACO E NAO ME FAZ NENHUMA FALTA POR ESSO NADA ME FALTA
ResponderExcluir