POLEMICA: Títulos acadêmicos de Edir Macedo são falsos, segundo jornalista

POLEMICA: Títulos acadêmicos de Edir Macedo são falsos, segundo jornalista


Acesse - https://www.tvibopeoficial.com/


O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo. Foto: Reprodução.



As duas graduações em Teologia, citadas no currículo do fundador da IURD, são falsas. A entidade espanhola onde o bispo diz ter feito mestrado e doutorado informou que não possui registros. A investigação foi realizada pelo jornalista Fabio Pannunzio.

Rafael Bruza, via Jornalismo Independente

O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Edir Macedo, informa em seu currículo que possui duas graduações em Teologia, além de mestrado e doutorado feitos em Madri, Espanha. Segundo investigação do jornalista Fabio Pannunzio, no entanto, as faculdades citadas por Macedo são empresas não reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) como instituições de ensino e a entidade espanhola não possui registros do líder da Universal em seus arquivos.


O currículo do bispo costuma ser citado em publicações que o classificam como “um dos líderes evangélicos mais conceituados e reconhecidos no mundo, graduado pela Faculdade de Teologia Evangélica do Seminário Unido e pela Faculdade de Educação Teológica no Estado de São Paulo (Fatebom), Mestre em Ciências Teológicas na Federación de Entidades Religiosas Evangélicas de España (Ferede) e Doutor em Teologia e filosofia Cristã”.

Procurada pelo jornalista, a assessoria de imprensa do MEC informou que as faculdades Seminário Unido e Fatebom, citadas no currículo de Macedo, “não figuram como Instituição de Educação Superior e não possuem credenciamento junto ao Ministério da Educação para ofertar cursos de nível superior”.

“Deste modo, não são, de fato, Instituições de Ensino Superior”, diz a nota.

A sua vez, a Federación de Entidades Religiosas Evangélicas de España (Ferede), citada no currículo de Macedo, informa que o bispo não estudou na entidade.

A assessoria de imprensa da Igreja Universal não respondeu as dezenas perguntas enviadas pelo Blog do Pannunzio nos últimos meses.

Em 2017, quando Fabio Pannunzio compartilhou publicações no Facebook sobre a série Segredo dos Deuses, feita pela emissora portuguesa TVI – que acusa a Igreja Universal de promover adoções ilegais de crianças – advogados da entidade enviaram uma notificação extra-judicial ao jornalista exigindo retirada do conteúdo do ar e espaço para pronunciamento.


Caso contrário, dizia a notificação, a igreja o processaria por conta dos posts.

Pannunzio negou e entrou em contato com as jornalistas portuguesas responsáveis pela investigação com intuito de ajudá-las.

A reportagem sobre os títulos acadêmicos de Macedo é um dos conteúdos que o jornalista publicou sobre o assunto – outros materiais podem ser vistos “neste site”.

Graduações compradas?
Segundo a reportagem, a Faculdade do Seminário Unido, onde Edir Macedo diz ter estudado Teologia, oferece diplomas em seu site por R$200.

“Um título de graduação igual ao de Edir Macedo pode ser comprado ainda hoje […]. Se você quiser iniciar uma carreira acadêmica idêntica à do chefão da IURD, comece clicando aqui para acessar o site”, diz a reportagem.


“O interessado não precisará perder horas a frequentar salas de aula, estudar, ler, pesquisar nem produzir teses e dissertações. O único trabalho será o de preencher um formulário informando seus dados pessoais, dar o número do cartão de crédito e aguardar o envio do diploma”, informa Pannunzio.

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), vinculado ao Ministério da Fazenda, aponta que a Faculdade do Seminário Unido está registrada como uma “associação para fins culturais”.

O jornalista esteve no Rio de Janeiro para visitar o prédio em que a Faculdade do Seminário Unido está instalada. No post, ele diz que o local se encontra “caindo aos pedaços”.

“Apenas o térreo e o primeiro pavimento estão ocupados. O segundo andar e a laje parecem ter sido abandonados há muito tempo. No primeiro andar, funciona uma espécie de oficina de reforma de móveis. Algumas das salas parecem servir como residência coletiva. No térreo há um salão onde está templo com bancos para cerca de 50 pessoas”, diz a reportagem, que disponibilizou vídeo do local.

Você tem algo a falar sobre a Notícia?

>>> DEIXE AGORA SEU COMENTÁRIO <<<

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
notícias notícias
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Siga-nos no Facebook