MOMENTO 12: Edir Macedo. Os 15 Momentos Polémicos Na Vida Do Milionário Que Fundou A IURD

MOMENTO 12: Edir Macedo. Os 15 Momentos Polémicos Na Vida Do Milionário Que Fundou A IURD

Quando a IURD quase comprou o Coliseu do Porto

O evento no Estádio do Bessa, com perto de 50 mil fiéis, marcou o início da expansão da IURD no norte do país, que iria culminar naquela que foi a maior polémica da história da igreja em Portugal: a tentativa de compra do Coliseu do Porto, em 1995, para transformar a histórica sala de espetáculos na sede da IURD no norte, que só viria a ser impedida devido à intervenção de um conjunto de artistas portugueses, que se acorrentaram ao edifício e organizaram um espetáculo em defesa da manutenção daquele espaço cultural.
Manifestação em frente ao Coliseu do Porto, a 4 de agosto de 1995 (Fotografia: Coliseu do Porto)
O negócio, aliás, chegou a estar quase fechado, uma vez que a IURD assinou um contrato-promessa com a Aliança UAP, dona da Empresa Artística, que era a proprietária do Coliseu. Contudo, tudo se alterou quando o bispo João Luís, então líder da IURD em Portugal, disse em público que o Coliseu se transformaria na Igreja Matriz da Universal no Porto. A empresa recuou, alegando que essa intenção contrariava o contrato-promessa. E a câmara municipal interveio, sublinhando que “aquele recinto, uma das mais importantes salas de espetáculos da cidade, foi criado com fins culturais e não religiosos”, e que assim se deveria manter.
Importante neste processo foi a mobilização popular em torno do Coliseu. Quando a notícia de que o edifício poderia ser vendido veio a público, vários intelectuais, artistas, políticos e muitos portuenses juntaram-se às portas do Coliseu para uma manifestação em defesa daquele lugar. Mais tarde nesse ano, foi organizado o espetáculo “Todos pelo Coliseu”, destinado a angariar fundos para a aquisição do edifício. GNR, António Pinho Vargas, Óscar Branco, Maria Clara, Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa e Mário Viegas foram alguns dos artistas que subiram a palco nessa noite, em que foi também criada a Associação dos Amigos do Coliseu do Porto.
Conteúdo site OBSERVADOR

Você tem algo a falar sobre a Notícia?

>>> DEIXE AGORA SEU COMENTÁRIO <<<

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
notícias notícias
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Siga-nos no Facebook