MOMENTO 14: Edir Macedo. Os 15 Momentos Polémicos Na Vida Do Milionário Que Fundou A IURD

MOMENTO 14: Edir Macedo. Os 15 Momentos Polémicos Na Vida Do Milionário Que Fundou A IURD

A “ficha de cadastro” com que preparou o primeiro encontro com a mulher



A família de Edir Macedo sempre esteve envolvida na Igreja Universal de Deus, em particular a mulher, Ester Bezerra. O casal conheceu-se na Igreja Nova Vida, que ambos frequentavam, mas antes de casar Edir foi “precavido” e investigou “a ficha de cadastro” de Ester “no escritório da Igreja”. “Descobri que era de uma família evangélica, cujo avô tinha sido pastor de uma denominação tradicional. E passei a ‘persegui-la’”, escreve na sua autobiografia.
Em apenas oito meses, o casal começou a namorar, ficou noivo e casou a 18 de dezembro de 1971. Edir tinha 26 anos e Ester 22. Um ano depois, Ester engravida da primeira filha do casal. Cristiane nasce em 1973 e, dois anos depois, chega Viviane. Aliás, a IURD foi criada na sequência do nascimento da segunda filha do casal, que nasceu com Lábio Leporino e Palato Fendido. Edir Macedo escreveu na sua biografia:
“Em vez de procurar consolo no meus entes queridos ou mesmo na Igreja, parti para cima do problema com uma ira incontrolável. Decidi orar. Mas não foi uma oração comum. Fechei as mãos e, com raiva, esmurrei a cama inúmeras vezes.
— Meu Deus, agora ninguém me vai parar. Nenhuma família, nenhuma esposa, nenhum futuro, nenhum sentimento, nada. Ninguém me há-de parar! Ninguém, ninguém! Chega, chega!
Ali foi gerada a Igreja Universal Reino de Deus.”
O casal conheceu-se na Igreja Nova Vida, que ambos frequentavam, mas antes de casar, Edir foi “precavido” e investigou “a ficha de cadastro” de Ester “no escritório da Igreja”
O terceiro filho do casal, Moyses, só surgiu em 1985. Segundo a sua versão, uma mulher foi entregar o filho a Ester durante um culto, dirigido por Edir, dizendo que queria dá-lo ao casal:
“Olhei o menino, passei a mão sobre a cabeça dele, peguei-o do colo de Ester e voltei-me para a mãe da criança:
— A senhora está a dar-me este bebé?
— Sim — respondeu ela, caminhando em direção ao altar.
— Por favor, suba aqui e explique isso ao microfone, diante de toda a Igreja.
— Desde que fiquei grávida, pensei em dar o meu filho a vocês.
— A senhora tem a certeza? A senhora sabe o que está a dizer? A senhora sabe quantas testemunhas há aqui?
— Sim, tenho a certeza disso.
Ergui a criança sobre a minha cabeça e consagrei-a a Deus em oração juntamente com toda a Igreja presente naquele momento.
— Nasceu agora o Moyses da Igreja Universal.”
Ester Bezerra e as duas filhas, Cristiane e Viviane, sempre fizeram parte da vida da IURD e têm um papel ativo no dia a dia da Igreja. Edir Macedo refere na sua autobiografia que a mulher sempre o acompanhou nos momentos mais importantes da sua vida, nas várias viagens que faz e marcou presença nos vários cultos.
As duas filhas de Edir Macedo casaram com dois bispos da IURD: Cristiane casou com Renato Cardoso, em 1991, e Viviane com Júlio Freitas, em 1992. Todos eles, incluindo Ester Bezerra, têm páginas na Internet e recorrem às redes sociais para promoverem o seu trabalho e dar conselhos os fiéis da IURD.
O casal Cardoso, por exemplo, faz palestras em conjunto sobre relacionamento e casamento nos templos da IURD, apresenta um programa na Record, chamado “The Love School: A Escola do Amor”, e faz cursos intitulados “Casamento Blindado”, onde dá conselhos sobre amor e casamento aos membros da Universal.

Cristiane e Renato escreveram ainda várias obras em conjunto, como Casamento Blindado120 minutos para blindar o seu casamento e Namoro Blindado. Cristiane criou ainda o grupo Godllywood, que “nasceu de uma revolta sobre os valores errados que a nossa sociedade tem adquirido através de Hollywood ” e é dirigido às mulheres e jovens que querem tornar-se “mulheres de Deus”.
revista Veja avançou que Renato Cardoso será o sucessor de Edir Macedo na liderança da Universal. Informação que foi posteriormente contrariada pela IURD.
Júlio Freitas, por sua vez, tem um programa de rádio chamado “Família Unida” e o programa de televisão “Não Desista” — ambos passam em Portugal –, lê-se na sua página online. O genro de Edir Macedo criou a Rádio Positiva, uma rádio online, é o coordenador da linha telefónica de aconselhamento Amigo24h, que opera em Portugal, e das revistas “A Minha Oportunidade” e “Iurd News”. Já Viviane Freitas recorre ao seu blogue par partilhar as suas experiências de vida.
Moyses, contudo, não tem um papel tão ativo no dia a dia da IURD. Segundo a Folha de São Paulo, o filho adotado do bispo Macedo canta e chegou a gravar músicas para novelas da Record sob o nome artístico Mikefoxx. Mais recentemente, segundo a Veja, tornou-se assessor da vice-presidência executiva da Record.
Conteúdo site OBSERVADOR

Você tem algo a falar sobre a Notícia?

>>> DEIXE AGORA SEU COMENTÁRIO <<<

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem
notícias notícias
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Siga-nos no Facebook