Saiba por que a Igreja Universal do Reino de Deus comprou a TV Record; leia trecho

Saiba por que a Igreja Universal do Reino de Deus comprou a TV Record; leia trecho

da Folha Online
Em 9 de novembro de 1989, o bispo Edir Macedo adquiriu a Rede Record de Rádio e Televisão. Além do televangelismo, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) investiu em produção escrita para aproximar e solidificar a importância do templo como espaço de visibilidade e irradiação do evangelismo.
Essas diferentes formas de atuação midiática da IURD e os exercícios de poder por meio deles são relatados no livro "Bispo S/A: A Igreja Universal do Reino de Deus e o Exercício do Poder". O autor, filósofo e teólogo Odêmio Antonio Ferrari aprofunda-se na investigação bibliográfica sobre o neopentecostalismo brasileiro: do pluralismo religioso ao manejo da fé e do dinheiro por meio do exercício de poder do bispo Edir Macedo.
Atualmente, a Igreja compra 6h diárias de espaço nas madrugadas da TV Record, em média, para veicular uma programação religiosa. Eles pagam R$ 200.000 por cada hora, segundo estimativas não oficiais. No trecho abaixo, extraído deste volume, Ferrari explica como se deu a aquisição da Rede Record de Rádio e Televisão e seu desenvolvimento ao longo dos últimos anos.
Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".
p(star). *
O envolvimento da IURD nas esferas empresarial, política, da mídia e do marketing
Empresarial
(...)
 Na 'década perdida' de 1980, marcada pela crise de mudanças na organização social brasileira (redemocratização, eleições diretas, constituinte, planos econômicos, manifestações populares), a IURD cresceu com força vertiginosa. Comprando rádios, televisões, introduzindo líderes na política partidária, abrindo templos no Brasil e no exterior. Culminou com a audaciosa compra da 'decadente e virtualmente falida' Rede Record de Rádio e Televisão em 1989. Depois, em 1995, comprou a sede e equipamentos da TV Jovem Pan por US$ 30 milhões. 
Também houve a compra da Rede Mulher que operava em UHF e via cabo, ao mesmo tempo em que comprou empresas e imóveis em nome da Igreja ou de 'testas-de-ferro'. Toda essa movimentação financeira sinalizou o potencial arrecadador da Igreja Universal e o exercício de uma administração racionalizada.
Obra revela os bastidores do exercício de poder da IURD


Rapidamente, a IURD se consolidou em vários campos avançando do religioso à estruturação econômico-empresarial e se abriu para a necessidade de ter e usar os recursos lucrativos midiáticos. A representação no âmbito político passou a ser compreendida como fator estratégico. Tendo liderança portadora de visão de conjunto, buscou estabelecer tentáculos em diversas esferas que deram sustentação e poder, a partir da instituição religiosa estabelecida. Nisso, o uso dos meios de comunicação social foram percebidos como primordiais.
Com uma refinada assessoria jurídica e financeira, o bispo Macedo soube tirar proveito das incongruências da legislação que beneficia igrejas e entidades filantrópicas. É claro que também outras Igrejas aproveitaram-se de semelhante recurso legal. Talvez não com tanta astúcia como a Igreja Universal fez. Entre as acusações em âmbito civil, pesou a sonegação de impostos, evasão de divisas e usurpação da legislação brasileira em relação às instituições religiosas, protegendo todo seu lado empresarial na fachada eclesial. Mas, contratando advogados e especialistas financeiros, 'pagos a peso de ouro', tem conseguido embaralhar e não ser penalizado diante de nossa confusa legislação.
A partir daí, começou a despertar temor na concorrida faixa religiosa e empresarial, o que não se restringiu só ao Brasil. Em 1997, com vinte anos de existência, a IURD já tinha consolidado bases religiosas e empresariais e também tentativas políticas em países da Europa53 e no mundo, em torno de cinqüenta países. Em 2002, chegou a oitenta países.
A alegação dos altos custos da evangelização serviu para legitimar a mercantilização dos serviços religiosos, conforme inspiração da Teologia da Prosperidade. Até hoje, não se sabe o que é patrimônio da Igreja e suas empresas e o que é da família do bispo Macedo, com seu substancioso padrão de vida. Tudo é justificado pelas necessidades operacionais da instituição e o bom sentido dado à ligação entre dinheiro e religião. Macedo diz sem constrangimento: "Assim como o sangue está para o corpo humano, também o dinheiro está para a obra de Deus". E apela até para Jesus: "O dinheiro pode ser usado para o bem e para o mal. Eu, por exemplo, uso o dinheiro para o bem, coloco-o a serviço de Deus. (...) Jesus nunca foi pobre. Sendo o rei dos reis, Jesus era rico...".
O centralismo gerencial cerceia qualquer autonomia das Igrejas locais e de seus pastores/bispos. A clientela dos templos não sabe do destino dos dízimos e das ofertas. Não existe representatividade dos leigos nem prestação de contas, tudo permanece fechado, da mesma maneira que ocorre em uma empresa privada. Daí o questionamento: "(...) até quando as massas permanecerão apenas participando dos rituais na IURD, sem exigir a sua parte na administração, controle ou ao menos na supervisão da administração dos bens e recursos acumulados pela Igreja (...)?".
Na década de 90, as denúncias pulularam contra a Igreja Universal. Sua forte assessoria jurídica e capacidade de negociações nos meandros dos poderes constituídos da sociedade deram fôlego e resistência na consolidação da instituição e vencimento dos adversários. Nem mesmo as denúncias de ex-líderes, as investigações da Polícia Federal, a prisão do bispo Macedo, os programas e as reportagens nos meios de comunicações concorrentes derrubaram a solidez da IURD, uma autêntica holding empresarial com perfil religioso.
Macedo rechaçou jornalistas de outros veículos de comunicação e pesquisadores, proibiu seus liderados de concederem entrevistas, encaminhou processos na justiça e convocou o seu rebanho para uma 'guerra santa'. As denúncias foram transformadas em acusações persecutórias. "Estamos sendo castigados e perseguidos pela imprensa como cão danado. Eles querem arrancar nossa cabeça. Isto só aumenta nossa fé".
Até o fato de o bispo Macedo ter ficado doze dias na prisão em maio de 1992, acusado de charlatanismo, curandeirismo e estelionato, foi usado para sensibilizar seu público. Macedo demonstrou sofrimento por uma causa nobre, sendo humilhado, constrangido e levado num camburão da polícia. O público iurdiano, líderes e políticos evangélicos de outras denominações se solidarizaram, vendo no fato uma perseguição religiosa, embora não fossem simpáticos ao estilo cultual e comercial da concorrente Igreja Universal. Essa solidariedade serviu para amenizar as críticas e proclamadas diferenças que Macedo sempre arrogou sobre as demais denominações religiosas, também do campo evangélico.
Mídia e Marketing
Uma competente utilização dos meios de comunicação de massa contribuiu para a instalação e consolidação da IURD. "A mídia faz com que as barreiras geográficas, sociais e ideológicas sejam rompidas e os 'produtos' iurdianos sejam colocados para um público necessitado, que lhe paga o preço pedido, porque se trata de alcançar a felicidade, o bem-estar físico e espiritual...".
Os programas religiosos, pelo fato de utilizarem a mídia eletrônica, não garantem conversões e novos adeptos. Em geral, seus ouvintes e telespectadores já pertencem a uma denominação eclesiástica. Estudos mostram que o efeito da mídia em programas religiosos é mediador. Gira em torno do despertar da curiosidade e mexe com as situações de crises conscientes e inconscientes vividas pelos espectadores. A importância da programação religiosa está em atrair para a possibilidade de solução no 'contato pessoal' com a mensagem e com a prática ritual, nas quais a dinâmica de métodos da Igreja pode fazer o efeito de mudança de crenças, valores e atitudes. A partir daí, para esses, a mídia passa a ter o efeito de reforço nas decisões e nos comportamentos já ocorridos no contato institucional.
Por isso, a Igreja Universal diferencia-se do televangelismo norte-americano e não investe apenas na mídia eletrônica, mas diversifica ao usar uma variada produção escrita. As diferentes formas de comunicação servem para aproximar e para solidificar a importância do templo como espaço de visibilidade e irradiação do evangelismo via escala de atos cultuais.
(...)

32 Comentários

Você tem algo a falar sobre a Notícia?

>>> DEIXE AGORA SEU COMENTÁRIO <<<

  1. Ridiculo comentário acima não vamos ser demagogos e acreditar que o mundo é um conto de fadas, a Igreja Universal e ladrona e seus fieis piores que apoiam a safadeza desses bispos corruptos, e quanto ao bispo Edir Macedo esse tem que arder no fogo do inferno para ver que dinheiro não é tudo e suas demagogias só funciona com gente burra e leiga igual a essa que escreve o comentário abaixo (Jadete).

    ResponderExcluir
  2. ao meu entender existe uma grande lavagem de dinheiro neste meio são criminosos que a lesgislação os defende mas um dia a casa deles vão cair por que o que faz é pura maldade é o esquema da massonaria a base sustenta a cabeça os menos favorecido sustenta o luxo e o glamour do edir... ele diz que Deus é rido e os filhos de Deus tem que ser rico mas trabalhar que é bom nada de trabalho so quer ficar rico as custas das pessoas simples que são enganados isso é pecado

    ResponderExcluir
  3. Esse cara trabalha em uma emissora de rádio que pertence a organização globo, vocês querem que é ele falam bem da RECORD, se a RECORD rouba, a GLOBO rouba mais ainda...ou vocês acham que a globo é santa , o histórico da globo é mais sujo do que pau de galinheiro.

    ResponderExcluir
  4. se ue pudece eu daria mais oferta para ajudar a creser a record ea igreja universal do reino de deus.o que eu recebi de deus la e muito grande ninguem imagina .eo quanto os pastores e bispo oraram por min e meu lar a 6 nos atras .ate hoge nem eu acredito como eu era e agora como eu sou .parece que estou nun sonho. vai voce tambem la .

    ResponderExcluir
  5. ja dei oferta para compra da rede record achava eu que seria um canal evangelico fui enganado hoje eu vejo muito a rit verdadeiramente um canal evangelico pode comprovar quem quiser

    ResponderExcluir
  6. ja fui da iurd alguns anos atras a iurd era uma igreja abencoada mais o dinheiro acabou c a lideranca da iurd. tem mtos la q sao abencoados pela fe. a igreja nao tem culpa d um bispo q so prega dinheiro. e dizimo e oferta eh biblico mais la eh demais so dinheiro. pastores tem pregar a salvaçao pq jesus esta voltando. quantos pessoas la mal sabem a existe o inferno. axo q esta na hora d todos refletir

    ResponderExcluir
  7. no meu uma vagabundagen e alem de tudo usando o nome do nosso senhor e salvador jesus cristo mais deus e justo

    ResponderExcluir
  8. _Não fale do que não conhece, pois: se soubesse, não diria uma bobagem com esta! Seja inteligente e não vá atrás da conversa de ninguém! Comprove e tenha humildade para entender e perguntar! Não se encare como o dono da verdade; a propósito: procure não agredir "vagabundagen": isso pode lhe trazer problemas previstos em Lei! Só mais uma coisa: melhore sua escrita, talvez um dicionário poderá ajudar!

    ResponderExcluir
  9. tudo esta escrito ..DEUS vai mostrar pra cada um de vcs qd chegar lá e todos vaõ ver como é triste a vida deste homem que usa o nome do senhor pra tirar dinheiro dos pobres..coitado ele pensa que é eterno ..pode desfrutar vontade sua hora vai chegar e naõ vai demorar enquanto isso as trouxas estaõ sendo enganadas...so JESUS mesmo pra nós salvar...

    ResponderExcluir
  10. _Coitado é você! _Trouxa é você!
    _Porque ao invés de falar e escrever acerca de temas que não tem conhecimento, não faz algo de útil,como por exemplo: olhar para dentro de si e consertar o que está errado com você antes que seja tarde demais e não exista mais tempo para salvar sua alma do fogo eterno(inferno)!!!
    _Provavelmente, você é um ser incapaz de comprovar o trabalho da IURD de perto e colocar o que é falado, em prática na sua vida! _É muito mais fácil e cômodo colocar sua frustração através de palavras!!!
    _Livre-se deste maldito orgulho e aprenda como a Igreja Universal pode roubar os demônios que estão agindo na sua vida e que estão cegando-o, completamente!!!!

    ResponderExcluir
  11. _Coitado é você! _Trouxa é você!
    _Porque ao invés de falar e escrever acerca de temas que não tem conhecimento, não faz algo de útil,como por exemplo: olhar para dentro de si e consertar o que está errado com você antes que seja tarde demais e não exista mais tempo para salvar sua alma do fogo eterno(inferno)!!!
    _Provavelmente, você é um ser incapaz de comprovar o trabalho da IURD de perto e colocar o que é falado, em prática na sua vida! _É muito mais fácil e cômodo colocar sua frustração através de palavras!!!
    _Livre-se deste maldito orgulho e aprenda como a Igreja Universal pode roubar os demônios que estão agindo na sua vida e que estão cegando-o, completamente!!!!

    ResponderExcluir
  12. deus e justo sim, se edir tiver usando a igreja ele vai pagar em vida e a recorde vai cair,acredite.

    ResponderExcluir
  13. Uiii...
    confundiram minha Fé !
    nem sei mais oque falar das igrejas ...

    Deus Me leva logo da qui antes que o inferno suba a terra...

    ResponderExcluir
  14. O interessante que idolatia ao dinheiro pode eles descobriram o que ninguém com algum princípio tinha pensado antes que se você conseguir arrancar o dinheiro de muitos pobres da pra ficar muito rico como é mostrado nos vídeos do Edir Macedo em treinamento de pastores ele é o melhor nisso !
    O Edir Macedo PIRA quando o assunto é dinheiro !

    ResponderExcluir
  15. _Procure escrever corretamente! _Escreve-se: "cena" e não "sena"!

    ResponderExcluir
  16. _Procure fazer algo de útil para a sua vida e talvez, você leve o seu dinheiro consigo, quando morrer!

    ResponderExcluir
  17. Se eu recebesse uma pequena colaboração de apenas 10% de umas 50 pessoas de um salário mínimo quanto é que dá ? E se essa quantidade de pessoas fosse fosse 51,5 milhões mais produtos que são comercializados como o óleo ,capa ,livros ,revistas cd dvd fogueira santa doações extra en eventos especiais apresentações você acha que esse valor chega a quanto no final de 1 ano ?
    Não é por isso que vale a pena conseguir mais e mais fiéis para aumentar essa fortuna ou isso tudo e só pra pagar as despesas de cada templo claro ! DEUS sabe e quem usa o santo nome dele para enganar os outros vai pagar um dia vai tenho fé

    ResponderExcluir
  18. raça de viboras. como disse Nosso Senhor Jesus cristo quando desceu o xicote no povo que fazia comercio no templo da época.e hoje esses ladroes que se enrriquecem com a fé dos mais humildes e sugam das pessoas tudo que elas tem.só pregam ddinheiro .e a biblia meso nem leem pois sabem que se o povo ler a biblia o povo vai sair de lá.por isso nao se tem nem escola domiical nem estudo biblico e nem insentivam o povo a ler .como se faz nas igrejas tradicionais.mas eles receberam o mau que fazem ou povo

    ResponderExcluir
  19. _É impressionante como as pessoas teimam em falar do que não sabem e não têm o mínimo interesse em conhecer. Quando o preconceito e a influência daqueles que não encontraram Jesus dentro de nenhuma denominação, porque são orgulhosos, fala mais alto, o resultado é inevitável: uma série de "elaborações mentais" sem fundamento.
    _Você não tem nobreza para fundamentar o que diz, mediante sua participação como testemunha ocular de uma das reuniões da citada denominação.
    _Você defende sua religião, quando deveria ver o grau de espiritualidade em que se encontra!
    _Com certeza, você é a melhor pessoa que existe! Tanto é assim, que se dá o direito de escrever esse bando de tolices e contaminar outras pessoas com suas frustrações e assuntos mal-resolvidos.
    _A Palavra de Deus, não ensina que se deve sair por aí, atirando para todos os lados sem nem ao menos falar coisa com coisa!
    _Saiba que foi a tradição/religião que mandou o Senhor Jesus para a cruz! Se não entendeu, pergunte para o seu padre, ele sabe mas é pouco provável que queira ou possa lhe explicar!

    ResponderExcluir
  20. porque nunca se ouviu falar de alguém ( eu me incluo aqui tá ? ), que tivesse a coragem de domingo com a igreja lotada, subir ao altar e desmascarar todo mundo?

    ResponderExcluir
  21. _A resposta é simples: uma atitude como esta, não configura coragem! Coragem possui aquele ser humano que é capaz de se despir de seu orgulho e arrogância e se enxergar como é; quando é capaz de se olhar no espelho e, perceber a profundidade do poço no qual se encontra!
    _Se fizer as coisas acima, aí sim, estará mostrando sua coragem; reconhecer-se como é, não é nada fácil!
    _Diante disso, penso que é mais inteligente(de acordo com o contexto do comentário acima), ser um covarde, para que não corra o risco de perder a máscara e ser apontado pelos erros que cometeu!

    ResponderExcluir
  22. Infelismente uma pessoa q nao chegou ao fundo do posso, nao pode saber qual e verdadeiro papel da igreja universal do reino de DEUS.Isso so sera revela quando o individo nao tiver mas nenuma porta para bater ,umilhado pela sociedade desacredita por todos.sem enprego,devendo,preso e toda vida sa avessas ,ai sim entra a IURDE,para sacrificar a vida dos pastores em prou daquele que sofre e proclamar liberdade aos cativos de espirito em nome do senhor e salvador JESUS CRISTO . pois a sua palavra diz que o que vem ao senhor JESUS de forma nenuma o jogara fora

    ResponderExcluir
  23. um dia fui ate o templo central da iurd no centro do recife,e no primeiro dia recebi um envelope e nele tava carimbado(DIZIMO R$100,00),desde esse dia percebi qual é o principal objetivo da iurd.

    ResponderExcluir
  24. É triste ver isso, mas tudo que aqui se faz, aqui se paga!

    ResponderExcluir
  25. O BISPO MACEDO É UM GRANDE HOMEM DE DEUS E VCS QUE FICAM FALANDO QUE ELE É UM LADRÂO POR ACASO VCS JÁ VIRAM ELE ROUBANDO ? ENTÃO Ñ PODE FALAR DE UMA COISA QUE Ñ SABEM !! PRIMEIRO TEM QUE VER PRA DEPOIS DIZER ! E TMB A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS Ñ É O QUE VC PENÇA PQ ELA PEDE DINHEIRO PRA DAR PRA PESSOAS NESSECIDADOS !! OS HUMILHADOS SERAM EXALTADOS QUANTO MAIS QUE VCS FALAM DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS ELA CRESCE POS DEUS ESTÁ COM O POVO DA IURD !! NUNCA NUNCA FALE DO QUE NUNCA VIIU !!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Vamos por etapas:
    A Salamandra (cobra qualquer um incauto fiel que não obedece ao seu patrão: Pedir Maicedo.
    Virou moda abrir uma salinha com 10 ou vinte cadeiras, um altar e um ex-aluno de Edir Macedo com uma bíblia na mão falando sozinho ou quando não prá umas dez pessoas ( sua família). Na realidade ele sonha ser um dia trilionário como seu ex-professor)
    A diácona Salamandra da maneira como defende a IURD em breve receberá o anel de pastora ( e um salário ó )

    ResponderExcluir
  27. A Diácona, futura pastora deve ficar com a consciência tranquila quando sabe que a IURD contribui com a Rede Record, em milhões de reais tirados dos incautos fiéis, todos os meses por algumas horas de pregação dos servos de Edir Macedo.A IURD devia publicar mensalmente seu balanço como faz a Igreja do Pr. Waldivino. BAÇANÇO CONTÁBIL - MAIO / 2010


    Irmãos, em maio tivemos um prejuízo muito alto! Precisamos reverter essa situação. Vamos ser mais generosos com a Obra do Senhor porque do jeito que está Cristo não será levado à todas as nações.
    No segundo semestre de 2010 vamos regularizar nossa emissora de rádio, o que fará nossas despesas aumentarem mais ainda. Estamos criando uma campanha ungida para aumentar nosso rebanho, e consequentemente nossa receita.
    Vamos orar em Cristo para que nosso trabalho seja cada vez mais próspero.
    A paz a todos!!!
    Visando uma maior transparência no destino das ofertas dos fiéis, a partir de hoje vamos publicar mensalmente o balanço financeiro da Igreja. O trabalho contábil é realizado voluntariamente pelo irmão contador Célio Cunha.
    BALANÇO CONTÁBIL - MAIO / 2010

    RECEITA DESPESAS
    + Arrecadação com o dízimo: R$ 68.251,25
    + Ofertas diversas: R$ 21.587,22
    + Arrecadação em campanhas: 10.254,79






    = Receita total: R$ 100.093,26
    - Salário dos pastores R$ 30.244,19
    - 01 Mesa de som Mixer Studio MF: R$ 379,00
    - Reforma na Igreja: R$ 5.965,24
    - 01 Ar condicionado Consul 7.500 BTUs: R$ 789,00
    - Água: R$ 521,69
    - Luz: R$ 5.965,21
    - Internet ADSL (8 mbps): R$ 574,24
    - 03 Microfones s/ fio Staner: R$ 1.985,25
    - Material de expediente: R$ 1.695,48
    - Despesas com este portal: R$ 178,44
    - 01 Perfume Angel Star Collection: R$ 1.200,00
    - 01 Terno Italiano Galiani: R$ 1.854,58
    - 50kg de Sal grosso: R$ 24,58
    - 02 Mesas escrivaninhas: R$ 751,95
    - Despesas com o programa de rádio: R$ 52.254,25

    = Total de despesas: 104.323,10

    SALDO DEVEDOR ( - ) R$ 4.229,84
    Fonte: http://pastorwaldivino.blogspot.com.br/2010/05/balanco-financeira-da-igreja-maio2010.html
    Irmãos, em maio tivemos um prejuízo muito alto! Precisamos reverter essa situação. Vamos ser mais generosos com a Obra do Senhor porque do jeito que está Cristo não será levado à todas as nações.
    No segundo semestre de 2010 vamos regularizar nossa emissora de rádio, o que fará nossas despesas aumentarem mais ainda. Estamos criando uma campanha ungida para aumentar nosso rebanho, e consequentemente nossa receita.
    Vamos orar em Cristo para que nosso trabalho seja cada vez mais próspero.
    A paz a todos!!!
    Pr. Waldivino.
    Veja a seguir....

    ResponderExcluir
  28. _Há coisas que são dignas de pena!
    _Tenho certeza que a grande maioria delas, se reúne neste espaço.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
Postagem Anterior Próxima Postagem
notícias notícias
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Siga-nos no Facebook